segunda-feira, 25 de julho de 2005

Fico devendo...

Gente, como eu não achei absolutamente nada científico, curto e interessante pra postar, vou postar só um outro texto meu, fruto das minhas madrugadas solitárias, e uma frase de alguém muito esperto!
Façam o sacrifício, comentem!
______________________________

Inspiração em lua cheia

Lucas do Carmo Lima

Hoje, mais uma madrugada fértil de sentimentos e entupida de paciência, estou escrevendo. Mas hoje tive uma luz diferente: a da lua. Mas não estou como seria um poeta de poemas, coberto pelo véu translúcido da inspiradora e noturna confidente do namorados... Não, não! Eu apenas fui lá fora e admirei aquela beleza de lua, branca, brilhante e...

Bom, já deu pra entender.

Por assim dizer, ouso considerar-me um aspirante a poeta de prosa, do texto corrido. Ainda não tenho, e acho que nunca terei, a capacidade de escrever algum poema em solo. Esse refino estético não faz parte do meu repertório; poema com meu nome só se for de intrometido e palpiteiro. E também prefiro uma escrita em tom de conversa, sabe... Eu não sou daqueles que papeiam por aí usando decassílabos em soneto, logo me compete escrever do jeito que eu falaria pra alguém.

Eu até já tentei escrever um poema sozinho, o que foi de uma petulância extrema. Foi o “poema” mais malfeito e artificial que li em toda minha vidinha. A minha prosa me soa mais sincera que meu parco esforço em versos, flui melhor; e também tem a coisa da naturalidade da conversa, a música informal das conversas me atrai de uma forma quase gravitacional. Sou capaz das coisas mais imbecis e irresponsáveis por uma boa conversa (quem conhece, sabe).

Aliás, devo deixar marcada aqui minha admiração pelos meus queridos amigos poetas. Não seria eu se não reconhecesse o talento e o feeling desses heróis e heroínas do poema bem escrito, a originalidade, do bom gosto e do conjunto da obra. São mentes assim que dilatam as cabeças dos leitores... Vertentes diferentes que convergem para a mesma meada: a da arte, como ela deve(ria) ser.

Um dia, creio eu numa aula sobre literatura, o professor expôs uma idéia muito interessante, a qual quero lembrar eternamente. Ele disse que aquela estrutura em versos e estrofes é o poema, enquanto poesia deve ser o sentimento, o âmago da obra. Digo que a poesia é aquela coisa que nos deixa ver, por detrás do estilo, da rima e das palavras, os olhos do poeta. Indo ainda mais longe, e utilizando uma audácia talvez já aos pés da de Giordano Bruno, posso dizer que “poesia” é “aquilo que só se diz com os olhos”.

A lua de hoje é cheia. Cheia de poemas, de beleza, da luz, e cheia, mesmo. A lua é o olho da noite, e talvez seja por isso que ela sussurre tanta poesia ao espírito do poeta, do homem. A lua pode recitar toda uma vida, assim como levar um apaixonado beijo de “boa noite” à minha Lua.

Estou girando; diz-se mesmo que a vida, assim como o planeta, dá voltas. Espero minha Lua assim como a noite espera sua lua. Espero estar chegando ao fim de um dia na minha, que vem ficando meio sem poesia, pra encontrar logo uma Lua na minha noite.
______________________________
Lucas do Carmo Lima é...
------------------------------
Já diziam os antigos...
"Os olhos são as janelas da alma." Alguém muito sábio


4 comentários:

Anônimo disse...

Depois fala de mim.
Ah, cheguei a uma conclusao: em prosa ou em verso, falamos de almas, de vida.
Como diria uma propaganda de cigarros (que, finalmente, serviu pra alguma coisa):
Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum.
Beijos e parabens, o blog ta maiorrrr franklin

Anônimo disse...

Oi Lucas. Eu também pensava assim mas, depois de ver tanta bobagem publicada em livros, fiquei pensando: ora, se eles podem, porque não eu? Os primeiros sempre saem infantis, mas é necessário fazê-los se queremos um dia fazer algo que preste. abs

Anônimo disse...

Lucas... Eu chorei lendo este texto! Você conseguiu transcrever em palavras simples, numa conversa, o q eu tento, há anos, colocar em versos... Você, meu amigo, colocou aí toda a razão de ser do céu e das estrelas, da vida e do Universo, percebe? (Você é que merece a admiração de todos os poetas!) A mágica - não importa se poema ou prosa - consiste na beleza, na alma, na poesia que permeia cada olhar, cada noite e cada dia, na espera ou no encontro, na tristeza ou na alegria, nos momentos todos, e é isso, meu amigo, que faz a vida valer a pena sem limite de ênfase nesse "vale a pena"!
Bom ver que, como a Kel disse, todos temos algo em comum... Muito bom mesmo ver que isso tudo traz um delírio extremamente lúcido de aspirações e inspirações...
Beijão!

Anônimo disse...

Oi Lucas! É, temos apenas mais uma semaninha... =)
Carpe Ferias Restus você tb!!!
Bjão!!